Tempos atrás, o marketing das empresas de bairro ou locais eram feitos a partir de páginas amarelas que eram cadernos apresentando empresas de forma categorizada, conforme o tipo de produto que vendiam ou serviço que prestavam.
Com o passar do tempo e com o advento e avanço dos buscadores da web, especialmente o Google, tudo mudou.
E hoje é imprescindível conhecer e dominar todos os tipos de ferramentas gratuitas e pagas para que sua empresa não fique para trás, pois a 99% dos seus clientes estão hoje no Google, ativamente pesquisando sobre produtos e serviços que você e seus concorrentes oferecem.
Vamos lá?
Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma plataforma gratuita que permite criar um “pin” no Google Maps. Isso significa que quando uma pessoa procura por pizzaria, lavagem de estofados ou borracheiro, o Google mostrará no resultado de pesquisa uma série de locais em um mapa que representa a sua região.
Para usar o Google Meu Negócio, basta acessar a página de inscrição e preencher os campos com endereço, horário de funcionamento, fotos, meios de contato e outros.
Uma vez que sua conta esteja ativa, procure solicitar aos seus clientes satisfeitos que sempre avaliem sua empresa. A prova social é essencial para evitar guerra de preços. E uma empresa bem avaliada no Google gera mais confiança e menos sensibilidade a preços.
Se você tem uma empresa local, certifique-se de estar aparecendo com seu endereço no mapa!
Google Ads (Link Patrocinado)
O Google Ads é um leilão de palavras-chave, ou seja, se você possui um Estúdio de Pilates e deseja aparecer apenas para as pessoas que digitem na busca termos como: “aula de Pilates”, “Pilates perto de mim”, “onde fazer Pilates” e termos parecidos, o Google Ads é essencial.
Ele é uma ferramenta cirúrgica que permite que você apareça acima dos resultados orgânicos, podendo definir não apenas os termos com os quais deseja aparecer, como também dias, horários, locais e outros.
São inúmeros recursos que quando trabalhados corretamente, trazem um resultado imediato à sua empresa.
É preciso ter cuidado com esta ferramenta para que você não invista dinheiro sem o retorno esperado.
O próprio Google presta consultoria gratuita, ainda que básica, porém já pode significar uma ajuda importante para as vendas do seu negócio.
Site próprio otimizado para buscadores
O site é outra ferramenta essencial para seu negócio, especialmente quando desenvolvido pensando na experiência do seu público.
Existe também uma otimização voltada para buscadores, cujo nome em inglês é SEO (Search Engine Optimization) que consiste em ações técnicas e de produção de conteúdo que visam ranquear organicamente os termos principais da sua empresa.
Se você possui uma escola de inglês, parecer em primeiro na sua cidade trará muitos resultados sem precisar investir em links patrocinados.
Algo importantíssimo a ser considerado hoje é a velocidade do site, bem como sua capacidade de ser responsivo, ou seja, possibilidade de acomodar o conteúdo em diferentes tamanhos de telas.
Caso o site demore a abrir, ou não apresente uma acomodação em telas pequenas, como celulares, as chances do site gerar algum retorno são praticamente nulas.
Blog
O blog consiste em uma produção contínua de conteúdo relacionado ao seu negócio.
Essa ferramenta é essencial para que você detenha o ranking cada vez maior de termos relacionados ao seu negócio.
Isso significa que o blog de uma empresa de pneus, por exemplo, não vai fazer conteúdos aleatórios e falar de flores, receitas de bolo ou política.
O blog será sobre dicas automotivas, especificamente sobre pneus, de forma que você obtenha todas as variações possíveis de termos que seu público alvo digita para encontrar seus produtos e serviços.
Você também pode usar o blog para mostrar “antes e depois” de serviços realizados, como por exemplo, uma empresa de pintura ou limpeza de fachada pode tirar fotos e fazer vídeos antes, durante e depois da pintura ou limpeza, causando o impacto do antes e depois, gerando confiança, desejo e menor sensibilidade a preço.
Por isso, nunca gere conteúdo de forma aleatória. Tenha sempre um planejamento de palavra-chave que norteia a produção dos seus textos, fotos e vídeos.
O instagram das empresas funciona como se fosse um catálogo, blog e ainda demonstra o dia a dia da empresa, bem como retrata seus valores sociais, dá dicas importantes relacionadas ao seu segmento, entre outros.
Um Instagram atualizado, bem direcionado e rico em informações valiosas serve como mais um fator de peso para que se conheça o trabalho da empresa.
Procure usar hashtags, criar descrições interessantes e vídeos e fotos impactantes.
O mesmo vale para o TikTok que atualmente está com um ótimo alcance orgânico.
Conclusão
Por fim, estas são dicas importantes que levarão seu negócio a outro patamar em termos de orçamentos, chamadas, vendas e prestação de serviços. Cuide sempre de sua presença online!