O marketing de conteúdo é uma importante estratégia que visa atrair visitantes e potenciais clientes através da criação de um conteúdo que de fato gere valor para quem está consumindo. Seja na forma de artigos, e-books, posts em redes sociais como o instagram e até mesmo vídeos, que faz o conteúdo ser transmitido de uma forma mais dinâmica.
Nesse tipo de estratégia não é realizada a venda e a promoção direta da marca, mas, sim, a conquista do consumidor, mostrando para ele quais são as soluções dos seus problemas e dores, o que indiretamente acarreta diversos benefícios para a empresa.
Quer saber mais detalhes sobre o marketing de conteúdo e conhecer um case de sucesso sobre a utilização dessa estratégia? Continue com a leitura do artigo!
O que é o marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma estratégia que tem como principal objetivo engajar e oferecer soluções a um determinado público, oferecendo conteúdo de qualidade e relevante, em especial aqueles que solucionem algum tipo de problema, como é o caso por exemplo do artigo “Hidratação de Couro de Estofamento Automotivo, que pode ser uma dúvida de várias pessoas.
O envolvimento com esse tipo de conteúdo faz com que o leitor – e potencial cliente – crie uma imagem positiva da marca em questão, e consequentemente, passe a considerá-la para próximas compras ou negócios.
Existem alguns pilares que guiam a organização para a criação de um bom marketing de conteúdo, sendo eles: planejamento, criação do público alvo, desenvolvimento do conteúdo, forma de distribuição e análise dos resultados.
No momento do planejamento, é importante que se defina quem são as pessoas responsáveis por elaborar o conteúdo e pontuar prazos, objetivos, quais metas deverão ser atingidas, etc.
Já na fase de criação do público alvo, é importante que seja feita uma pesquisa de qual é o perfil dos maiores consumidores daquela página, como é a linguagem que eles preferem ler e quais são os conteúdos de maior interesse para eles.
Na etapa da criação do conteúdo propriamente dito, todo o briefing construído acima precisa ser seguido, e o formato escolhido também precisa ser coerente com o público alvo, seja através de posts em blogs, redes sociais, vídeos, entre outros.
Após a criação, é necessário distribuir o conteúdo e torná-lo acessível para o público alvo que foi citado anteriormente e, em seguida, após essa divulgação, já é possível começar a analisar os resultados que o marketing de conteúdo irá oferecer.
Como a Doutor Multas faz marketing de conteúdo e quais seus resultados?
Um exemplo real de um case de sucesso nessa área é a Doutor Multas. Essa marca consegue provar que com a utilização da estratégia de marketing de conteúdo da forma certa – usando as dicas apresentadas acima – e com dedicação é possível atingir resultados extremamente positivos.
Nesse caso, a Doutor Multas conseguiu atingir mais de 1 milhão em tráfego pago, utilizando apenas o marketing de conteúdo. No blog da marca é possível encontrar diversos artigos muito úteis para o público alvo que eles atendem, que em sua maioria são motoristas, e que conseguem se beneficiar imensamente das informações ali presentes.
Os dois artigos mais lidos deste blog são “Multa de Excesso de Velocidade: Valor da Multa, Consulta e Recurso” e “Recursos Administrativos de Multas: Passo a Passo e Dicas Valiosas”. Eles são completamente informativos.
Dessa forma, ao ler esses artigos, as pessoas podem se sentir instigadas a visitar outros conteúdos, navegando até mesmo pelos outros artigos da marca que o próprio texto linka.
Além disso, ao longo da leitura do artigo, o leitor pode ser direcionado para outras páginas, como, por exemplo, em um caso da Doutor Multas, para o Código de Trânsito Brasileiro, para se aprofundar mais no tema.
Tudo isso é muito enriquecedor, pois passa uma ideia de confiabilidade e fontes confiáveis para o artigo, o que também é muito benéfico para o maior número de visitas do leitor.
Qual é a relação entre o marketing de conteúdo e o tráfego orgânico?
Como já foi amplamente falado acima, o marketing de conteúdo nada mais é do que um conteúdo informativo. E sua importância para o tráfego orgânico é gigante uma vez que quando qualquer pessoa tem uma dúvida, sua primeira ação é naturalmente buscar no Google.
Ao realizar essa busca, diversos resultados surgirão e a escolha para leitura normalmente será feita para aquela que parece ser mais certeira na resposta do que está sendo procurado. E é aí que um bom marketing de conteúdo faz toda a diferença.
No momento em que é apresentado um artigo, um post ou um vídeo de qualidade e que resolve os problemas de um potencial cliente, é muito provável que ele fique bem impressionado e, dessa forma, nas próximas dúvidas que venham a surgir, ele busque diretamente no site em questão.
Como é feita de uma forma indireta, é comum que os resultados do tráfego orgânico demorem um pouco mais para surgir, mas de passo em passo eles são visíveis. Isso porque, cada vez que o Google entende que o conteúdo de um site é relevante, ele aumenta a pontuação e consequentemente facilita o posicionamento deste site na busca orgânica, o que fortalece imensamente a marca.