A diferença entre valor e preço precisa ser entendida por todos os empreendedores que querem ter sucesso de fato nas empresas.
O seu produto ou serviço pode se enquadrar no mesmo segmento dos seus concorrentes, porém deve possuir diferenciais mais benéficos para o cliente.
Mas não basta que o seu produto ou serviço seja melhor, é preciso também que o seu cliente perceba este fato de forma clara.
E quando o cliente percebe todos os benefícios agregados, tais como segurança, garantia, melhor atendimento, confiabilidade, reputação e outros quesitos, se tornará menos sensível a preço.
Isso quer dizer que, a percepção de valor agregado ao seu serviço é que ditará o preço que você oferece.
E quanto maior o valor, mais o cliente pode aceitar pagar.
Por outro lado, um produto ou serviço com preço muito baixo pode gerar desconfiança: “será que é falso?”, “será que é confiável?”, e assim por diante.
Preço e valor
O valor é o grau de satisfação que seu cliente busca obter por meio do seu produto ou serviço
O preço é o custo para a obtenção do valor que é intrínseco ao seu produto.
Por isso, reforço novamente: ao invés de brigar por preço, esforce-se para que o cliente uma percepção mais clara possível de todos os benefícios agregados.
Prova social, reviews, depoimentos em vídeo
Vamos supor que você queira contratar um serviço de limpeza de estofados para seu sofá.
Normalmente você entra no Google e digita algo como “limpeza de sofá” e o que vê primeiramente são empresas situadas mais próximas de você com uma nota e um número de avaliações.
Você escolhe aquela com mais e melhores avaliações, lê alguns depoimentos e entra no site da empresa.
Ao entrar no site da empresa, vê depoimentos em vídeo de vários clientes atestando a qualidade do serviço.
Do mesmo modo, um Instagram bem trabalhado com fotos de antes e depois e comentários de pessoas diversas elogiando o produto.
Até mesmo uma galeria de Stories com os clientes filmando o sofá e elogiando o serviço.
Imagine que este serviço custa em torno de R$ 240,00.
Você resolve pesquisar mais um pouco e encontra empresas com avaliação mais baixa e lê alguns depoimentos com reclamações.
Esta empresa cobra R$ 200,00 (aparentemente) pelo mesmo serviço.
Quem o cliente vai escolher? Muito provavelmente a empresa com preço mais alto, porque ele prefere não arriscar.
Na cabeça da maioria das pessoas, não vale a pena pagar um pouco mais barato e correr o risco de se estressar.
Elas preferem pagar um pouco mais e ter a garantia de que obterão a satisfação esperada.
Venda satisfação e valor, não produtos e serviços
O preço é o quanto um cliente desembolsa para acessar o que você oferece. Sabendo disso, venda valor e não venda preço.
A fim de evitar entrar em uma guerra de preços, você pode seguir os passos abaixo:
Saiba onde você verdadeiramente faz a diferença para seus clientes;
Procure conhecer e explicitar todos os diferenciais positivos da sua empresa;
Busque sempre a prova social. Colecione depoimentos, preferencialmente em vídeos;
Se possível, procure ampliar os benefícios que a sua empresa oferece, porém sem comprometer seu fluxo de caixa ou lucratividade. Tenha sempre bom senso.
Método P
E a briga por preço não é a única armadilha à espreita do empreendedor. Há muitos outros erros cometidos que podem por em risco a segurança da sua empresa.
Para que você não precise aprender errando, poupando tempo e dinheiro, criei o Método P que é uma metodologia completa para gestão 360 do seu negócio!