O que leva uma empresa à falência?

No Brasil, 45% das pequenas empresas que abrem, fecham suas portas antes mesmo de completar 1 ano de vida! Isso porque temos a cultura de que empreender é tentativa e erro. Muitos empreendem por necessidade, mas com tanta informação disponível de forma gratuita é possível estudar e evitar os erros mais recorrentes.
Separei os 10 motivos que mais levam as pequenas empresas a falência no Brasil, para que você que esta lendo esse artigo, possa prestar atenção nos sinais da sua própria empresa e evitar passar por essa armadilha!

1- Não ter um plano de negócio

Ele é uma pré validação do seu negócio. Sem ele você tem a sensação de que sempre está investindo do seu dinheiro sem saber até onde isso vai se estender.

2- Não se capacitar

Empreender, diferente do que muitos pensam, não é uma roleta russa. Você iria a um médico que nunca estudou ou advogado que não se formou? Você precisa buscar fontes de conhecimento sobre o mercado, negócio e inovações para o seu produto ou serviço.

3- Vender um produto e não a solução de um problema

Vender apenas um produto é o segredo para que você entre na guerra de preços com seu concorrente, consequentemente o seu negócio se torna apenas mais um na comparação com outras empresas.

4- Construir um negócio com base nas suas crenças

Nem sempre a ideia que tivemos é realmente uma solução de um real problema na vida de alguém, você precisa ir para o mercado e testar se o seu cliente ideal realmente que comprar essa ideia.

5- Se apegar a loja física

Você só precisa ter uma loja física se ela é estratégica para o seu negócio ou se a loja física gerar mais renda para o seu negócio.

6- Antecipar o cartão de crédito

‘’Se eu não antecipar, eu não sobrevivo’’. Essa frase sai da boca das maioria dos empreendedores que não planejaram o seu negócio da maneira correta. Isso significa que você não aportou o capital de giro necessário para dar folga para o seu negócio.

7- Precificação errada

Você provavelmente está precificando o seu produto com base em custo ou com base na concorrência. O ideal é que você use esses dois juntamente com a precificação psicológica para sair da guerra de preços.

8- Plano pessoal

Todo mundo começa construindo um negócio porque acredita que está resolvendo um problema, mas esquece que o empreendimento é a ponte para a sua própria realização pessoal. Se os dois não estiverem alinhados, você com toda certeza irá se frustrar durante a caminhada.

9- Propósito

O que determina o sucesso de um empreendedor não é o ‘’se ele vai conseguir’’ mas sim o ‘’quando ele vai construir’’. Mas pra você fazer o seu negócio dar certo, ele precisa ser algo que faça sentido pra você.

10- Misturar contas profissional com a do negócio.

De novo, sem um planejamento específico você não sabe até que ponto vai precisar investir capital próprio dentro do seu negócio. E isso vira uma bola de neve, pois se você coloca dinheiro a todo momento, você vai se sentir no direito de tirar dinheiro na hora que você quiser, e isso é o segredo para as finanças do seu negócio serem o grande motivador da falência dele.

Se você se identificou em alguns desses temas, fique alerta e estude gestão. Criei o Método P justamente para minimizar esses problemas. Se fizer o passo a passo do Método, não tem como errar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *