Oratória e comunicação on-line: entenda sua importância!

Qualquer empresa que esteja antenada com as novidades que envolvem o mercado com certeza sabe o quão importante é a oratória no que diz respeito à comunicação, inclusive, quando se fala em comunicação on-line, que é uma das vertentes que acabam sendo esquecidas normalmente. 

Conteúdos por vídeo são os mais populares na internet, em especial, por sua facilidade de compartilhamento e por sua possibilidade de transmissão de mensagem de forma clara e direta, de maneira que o comunicador consiga se expressar com mais naturalidade. 

Mas é claro que para a mensagem ser transmitida da melhor forma através de um vídeo, facilitando assim a comunicação on-line, é fundamental que exista uma boa oratória, pois isso contribuirá para que a mensagem desejada seja transmitida efetivamente. 

Ficou interessado sobre esse tema e deseja saber maiores detalhes sobre a importância da oratória na comunicação on-line? Continue com a leitura desse artigo!

O que é, de fato, a oratória?

A oratória é a capacidade de falar em público adequadamente, com clareza e objetividade e sempre visando que a comunicação aconteça de forma fluida e bem estruturada. Essa é uma qualidade de extrema importância para que a pessoa que está se comunicando consiga ser compreendida, e mais do que isso, possa transmitir credibilidade a quem está ouvindo. 

Pelo fato de a definição apontar a comunicação em público, muitas vezes a oratória na comunicação on-line é deixada de lado, uma vez que, ao gravar um vídeo, a pessoa está falando somente para a câmera e não para o público em geral.

Porém, ao publicar um vídeo na internet, os visualizadores podem se tornar um número gigantesco e por isso a importância da oratória nesses casos segue sendo muito grande. Principalmente porque, ao transmitir uma mensagem incompreensível para uma quantidade elevada de pessoas, os prejuízos podem ser significativos. 

Qual a importância da comunicação on-line através de vídeos?

Engana-se quem pensa que os vídeos são populares somente para entretenimento nas redes sociais, como youtube, por exemplo. Essa ferramenta de comunicação está presente nas mais variadas plataformas da internet, seja em sites de cursos on-line, complementos de conteúdos em blogs e em páginas, entre vários outros locais.

Isso porque um conteúdo passado através de um vídeo possibilita muito mais dinamismo e interação, o que normalmente prende mais a atenção do espectador e faz com que ele se interesse ainda mais por produzir conteúdos.

Mas esse efeito positivo só acontece quando o comunicador possui uma boa oratória, sendo essa uma estratégia bastante importante para o mundo digital, juntamente com uma boa produção de vídeo e a abordagem de temas relevantes para aquele determinado nicho.

Além da facilidade na transmissão de mensagens a comunicação on-line feita com qualidade pode dar mais destaque ao seu conteúdo, fazendo que consequentemente os números de visitas e visualizações aumente.

Por que é importante uma boa comunicação para se expressar em vídeos?

Como já foi brevemente apresentado anteriormente, ter uma boa comunicação e oratória nos vídeos é importante para que as pessoas que estão assistindo se prendam ao conteúdo, e mais do que isso, compreendam o que está sendo falado e queiram consumir mais. 

O que acontece frequentemente é que os comunicadores podem ter uma grande carga de conhecimentos técnicos e específicos, mas caso a comunicação seja falha, pode acontecer uma sensação de falta de confiabilidade e gerar um efeito contrário no público, que não dará crédito ao que está sendo dito.

Por isso, até mesmo em assuntos mais técnicos como a forma de verificar o nível do óleo do motor, ao se produzir um conteúdo por vídeo, é importante se atentar tanto aos detalhes mais específicos do tema, quanto à forma de se falar, visando uma comunicação adequada.

Vale ressaltar que não é fácil construir uma boa oratória e que isso demanda tempo e treinos, em especial para superar questões como insegurança e timidez. 

Como melhorar a oratória na comunicação on-line?

Para melhorar a oratória na comunicação on-line, principalmente na gravação de vídeos, existem algumas estratégias e técnicas que podem auxiliar muito, tornando assim a comunicação muito mais efetiva.

Um dos primeiros passos para essa melhoria é definir pontualmente o objetivo do vídeo que está sendo gravado e estudar bastante o assunto que o envolve, já que, assim, dominando o tema, a segurança para falar se torna muito maior. 

Também é interessante que se produza um roteiro com os principais pontos, para que os temas sejam tratados de forma objetiva.

Outra estratégia importante é conhecer o público-alvo da comunicação, ou seja, caso o assunto a ser tratado seja “vale a pena amortizar o financiamento de veículo?”, é importante explicar isso de forma que os interessados nessa área consigam compreender, e não necessariamente de forma muito técnica e com palavras difíceis.

O treino antes da gravação também é fundamental e evita a necessidade de muitos retrabalhos. Então, falar em voz alta na frente do espelho por várias vezes pode contribuir fortemente na melhoria da oratória e criar um excelente comunicador.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *