Storytelling: tudo o que você precisa saber!

Apesar de ser um termo em inglês e que pode não ter a sua definição conhecida por muitas pessoas, o storytelling é uma forma muito eficiente de transmitir mensagens e que é bastante utilizada em estratégias de marketing, principalmente no marketing de conteúdo.

O termo estrangeiro une as palavras story, que tem como tradução “história”, e telling que pode ser traduzido como “contar”, ou seja, o storytelling é a técnica de contar uma história de uma forma que prende e dá a melhor experiência possível para o leitor.

Deseja saber maiores detalhes sobre essa arte de contar histórias e que pode oferecer diversos benefícios para a marca ou para o criador do conteúdo em questão? Continue com a leitura desse artigo! 

O que é o storytelling?

Os criadores de conteúdo podem ter temas incríveis e muito importantes para tratar, mas a forma como ele é abordado faz total diferença no que diz respeito a atingir o público efetivamente. Caso determinado assunto seja contado de forma vazia, dificilmente os acessos serão relevantes.

É fundamental que ao contar uma narrativa, o redator busque ser cativante e que tenha personalidade, já que tudo isso funciona como um diferencial no momento de contar uma história. Dessa forma, conquistar a audiência se torna muito mais fácil.

E é aí que entra o storytelling, que nada mais é do que uma técnica que usa de certos elementos para desenvolver algumas histórias. Os principais elementos que constroem um bom storytelling são os personagens envolvidos, o ambiente onde acontece determinada história, um conflito ou uma dificuldade e a mensagem propriamente dita. 

No storytelling também acontece o fato de que sempre a narrativa precisa seguir uma estrutura de começo, meio e fim, para que todos os pontos fiquem bem encaixados e coerentes e faça com que o leitor tenha mais facilidade em se conectar e compreender. 

Esse tipo de técnica é bastante importante e realmente demonstra resultados, já que faz com que o conteúdo produzido fique mais rico. E, por esse motivo, ela pode ser usada nos mais variados nichos, até mesmo em artigos como Impermeabilização de Estofado Automotivo, por exemplo, desde que utilizada de uma forma inteligente.

Por que o storytelling é importante?

Os benefícios do storytelling foram citados acima, mas o que de fato faz com que essa técnica enriqueça um conteúdo? O primeiro ponto é que quando contada de uma forma estruturada, uma história pode fazer com que o público se sinta em uma jornada e assim comece a consumir mais conteúdos dessa mesma fonte.

Isso porque, dessa forma, a busca pela resposta não se torna direta, como quando algo é lido no Wikipedia, por exemplo, mas sim, possui um contexto que torna a leitura mais prazerosa e até mais efetiva para o leitor.

Essa contextualização que o storytelling proporciona também acarreta um outro benefício para criar uma conexão entre leitor e narrador, que é a identificação. Isso faz com que o leitor se sinta de fato parte de uma história e visualize um determinado problema como resolvido, uma vez que lá será encontrada a solução. 

Além desses pontos, as histórias bem contadas também despertam emoções e até mesmo uma espécie de “sedução” no leitor, e por isso é natural que se crie uma conexão forte, sendo esse o motivo de tamanha importância do storytelling no marketing.

Como o storytelling se encaixa no marketing de conteúdo?

O uso do storytelling é muito benéfico para marcas que utilizam do marketing de conteúdo para aumentar suas visualizações e o seu tráfego orgânico. Porém, utilizar essa técnica ao falar sobre assuntos mais técnicos e informativos pode ser um grande desafio, mas não é nada impossível. 

Vamos pensar em uma forma de pensar na estruturação de temas desse tipo.

Nesse caso, o personagem pode ser considerado um motorista que está com o problema citado no tema. O ambiente é a internet, que é onde seria publicada a história com esse storytelling. 

Já a dificuldade é o recebimento de uma multa por excesso de velocidade, que é o que leva o leitor a buscar sobre o tema. E por fim, a mensagem seria a parte da história que apresenta as soluções para esse problema.

Analisando os pontos dessa forma é possível perceber que praticamente todos os tipos de assuntos e temas podem ser abordados através de um storytelling, se construídos de uma forma correta e bem pensada. Basta seguir as dicas e pensar na estrutura acima que é possível utilizar essa técnica como uma forma de sucesso. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *